terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Explicação

Eu tinha um blog. Chamava-se Blog do Agronegócio. Enjoei, por razões que expus na última postagem no falecido. Aqui está: Esse blog é da bexiga!, como dizia o motorista que levou a mim e à família de São Paulo à praia, em dezembro. Passo por aqui de vez em quando, e, descobri, assim o faço porque escolhi um assunto do qual trato o dia inteiro, e não sobra paciência para falar dele nas horas vagas. Deixo, portanto, definitivamente esse blog do agronegócio. Vou abrir outro onde posso falar o que me der na telha. Como nome, Deu na telha? Muito antiga, essa expressão. Essa e tantas outras que venho soltando distraidamente. Esses dias, briguei porque um abacate inteiro se perdeu na geladeira. A mulher disse que era para mim, que eu que gostava de vitamina de abacate. Sim, é verdade. Essa é daquelas coisas infantis que a gente nunca larga. Me lembro sentado, com cinco anos, numa lanchonetezinha - naquela época não era esse o nome, lá só fazia vitaminas - tomando minha vitamina de abacate. Prazer imenso. Depois, adolescência, juventude, maturidade, a vitamina de abacate às vezes aparece na minha frente. A melhor, sem dúvida, a da rodoviária de Santos, com creme de amendoim. Mas voltando ao abacate da geladeira e às expressões antigas, disse pra minha mulher: Não compre mais abacate!. Quando quiser, tomo uma vitamina no comércio!. Essa, nem no tempo do Gabriel. Todo mundo - mulher e filhos - olhou para mim e, quase em uníssono, disseram: você precisa ir a um médico!
Histórias assim, vindas de repente, me agradam. Esse é o blog que eu quero. Esse é o blog que terei.
Nome? Blog do Sérgio Ó. Apelido carinhoso cunhado pelo saudoso jornalista Sérgio de Souza, cuja última missão foi dirigir a revista Caros Amigos, para diferenciar os vários Sérgios que trabalhavam nos primórdios da revista Globo Rural: ele próprio, o Sergio Pompeu, o Sérgio Pinga - depois lembro o sobrenome - e eu. Taí! Blog do Sérgio Ó. Me aceita, blogspot!

Nenhum comentário:

Postar um comentário