terça-feira, 17 de março de 2020

Crise e oportunidade

Redução da poluição do ar na Itália durante a crise do coronavírus (fonte: Socientifica)
A Humanidade está diante de uma grande oportunidade para interromper a marcha da insensatez em que está metida. O vírus deixa atrás de si sinais de que ainda dá para se tomar providências em benefício do planeta.
Além das imagens de satélite que ilustram este post, dois outros exemplos singelos: as águas dos canais de Veneza, poluídas há décadas, tornaram-se novamente límpidas em questão de semanas com a proibição do turismo; o céu de Wuhan, cidade onde o coronavírus debutou, voltou a ser azul depois que as pessoas foram confinadas em suas casas e a atividade industrial cessou.
Muito mais que o vírus, o consumismo desenfreado, o neoliberalismo  e a crença na tecnologia como panaceia para todos os problemas terrenos estão promovendo o extermínio da população mundial ao negar aos mais vulneráveis acesso a Saúde, Educação, Habitação, Saneamento Básico, Alimentação. 
Acho que vamos desperdiçar a oportunidade que o coronavírus nos oferece. Passada a pandemia, segue o jogo. Segue a marcha da insensatez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário